Bird Box: Qual é o significado dos monstros e pássaros?





À medida que assistimos ao fim da civilização, fica claro que as pessoas caem em três campos: aqueles que vêem as criaturas e cometem suicídio, aqueles que vêem as criaturas e ficam obcecados em fazer todos os outros vejam também, e aqueles que nunca olham. O romance e a premissa do filme derivam de uma praga causada pela observação das criaturas. Isso provoca uma depressão ou medo tão severo na pessoa que ela se mata, ou uma euforia psicótica e obsessiva no ”arrebatado”. O único desejo dessas pessoas na vida é que todos vejam as criaturas. Gary explica que os internos de um manicômio fugiram da instalação e dizimou um acampamento de sobreviventes.





O conceito é que aqueles que já sofriam de doenças mentais já haviam visto seus piores temores ou lidado com ataques psíquicos por toda a vida. As pessoas sãs foram repentinamente bombardeadas com imagens tão sombrias ou desoladoras que não sentiram vontade de nada mais além que se matar. É por isso que algumas pessoas vêem seus familiares, outras vêem imagens aterrorizantes, e Gary vê todos os tipos de monstros fantásticos. Cada um de seus desenhos de carvão é horripilante e muito diferentes uns dos outros.

Malorie não aceita a sua “condição” de grávida e entra em uma depressão profunda por conta do sentimento de solidão e melancolia (perceba que ela sempre usa uma peça de roupa azul que em inglês também pode significar tristeza). Ela nega seu próprio filho e como não sabe o sexo do bebê, os chama apenas de Garoto e Garota.

O filme se passa inteiramente na busca dela por conectar-se com a(s) criança(s) e, finalmente, quando ela assume a sua maternidade e enfrenta os seus medos (os monstros), ela consegue ficar em segurança. Por isso a obstetra dela a encontra na escola de cegos. Ela está ainda no hospital (já se perguntou como a obstetra pode estar no abrigo sã e salva se ela está no mesmo local que a Malorie quando o ”apocalipse” ocorre?). A história fala sobre DEPRESSÃO e doenças mentais.

Os pássaros também são símbolos de prisão x liberdade. Tem 3 deles. Simbolizando a Malorie e seus dois filhos.






No início eles estão presos na gaiola, mas um dos pássaros está separado dos outros dois, Malorie e as crianças. No final os 3 estão juntos na caixa e se libertam juntos pra poder voar. A frase “salve ao menos as crianças” que ela diz no final também pode simbolizar uma complicação no parto. Ela demonstra finalmente o amor de mãe quando decide se sacrificar pelos filhos.”

Independentemente de as criaturas serem sobrenaturais ou sobrenaturais, o significado real do filme é de esperança.  Quando Malorie libera seus pássaros e nomeia seus filhos, ela finalmente aceita que a vida pode ser algo mais que a mera sobrevivência.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

5 comments
Add Your Reply