Síndrome do X frágil

A síndrome do x frágil é uma doença genética ligada ao braço longo do cromossomo x e é a causa mais comum de deficiência cognitiva. Nas mulheres, por terem dois cromossomos x, a síndrome geralmente é em grau leve. A síndrome é muito mais comum nos homens, por possuírem apenas um cromossomo x, e a deficiência surge em um grau mais severo.

Em relação às características físicas dos sujeitos que possuem a síndrome do x frágil, que podem se tornar mais evidentes, podemos citar: face alongada, orelhas grandes e em abano, mandíbula saliente, testículos aumentados. Além destas, outras características como: diminuição da tonicidade muscular, comprometimento do tecido conjuntivo, pés planos, céu da boca alto, estrabismo, escoliose, calos nas mãos, dentre outras peculiaridades.

As dificuldades estão principalmente na abstração e na integração das informações: seguem instruções ao pé da letra, podem dar importância a aspectos irrelevantes, fala fora do contexto, fala repetitiva, ecolalia. Sujeitos com a síndrome do x frágil podem apresentar algumas alterações de conduta centradas, essencialmente, na hipersensibilidade a estímulos visuais, sonoros e táteis. Também é comum às crianças com essa síndrome recorrerem à onicofagia, ou seja, ao hábito de roer as unhas.

Vale salientar que essas peculiaridades não podem ser consideradas como impeditivo para o trabalho pedagógico e educacional desses sujeitos.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: