Resiliência também é saber terminar relacionamentos disfuncionais

Resiliência é um conceito que abrange tanto a capacidade de manter relacionamentos saudáveis apesar dos problemas quanto terminar relacionamentos desgastantes, que só trazer dor e sofrimento.

Muitos aspectos favorecem para a manutenção de vínculos duradouros e saudáveis no campo amoroso. Além da saúde mental, destaco também a capacidade de respeitar e aceitar as diferenças, escuta, autoestima, empatia, tolerância, autoconhecimento, entre outros.

Na situação clínica é comum encontrarmos pacientes vulneráveis e desestruturados, com depressão severa devido ao término de um relacionamento. Na ocorrência de transtorno de personalidade borderline, que tem como um dos principais sintomas justamente a incapacidade de resiliência, as tentativas de suicídio são frequentes, quando ocorrem ameaças de abandono ou rompimento de vínculos.

Precisamos de muita saúde e maturidade para manter vínculos, tanto como para rompê-los. Podemos considerar patológicos tanto a insistência em manter ligações disfuncionais por um grande período de tempo como romper vínculos por situações corriqueiras.

A nossa sociedade atual, na qual os relacionamentos virtuais ganham cada vez mais espaço e adeptos, acaba por privilegiar a superficialidade dos encontros. Esse formato pode gerar a tendência de se descartar relações que estão apenas no início ao surgimento da menor dificuldade. Isso leva as pessoas a desistirem de uma forma precoce ao estreitamento do vínculo, ou desistem dos vínculos com a mesma rapidez que os fazem.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: