CBD, derivado da maconha é eficaz contra síndrome de burnout, diz pesquisa

O canabidiol, um composto derivado da  maconha, obteve sucesso num teste clínico para tratar a síndrome de “burnout”, caracterizada por esgotamento físico e mental extremo, em um grupo de médicos e profissionais de saúde na linha de frente da resposta à Covid-19. Realizado no Hospital Universitáro da USP de Ribeirão Preto (SP), o estudo reduziu sintomas de fadiga emocional em 25% nos voluntários, depressão em 50% e ansiedade em 60%.

Liderado pelo médico José Alexandre Crippa, o ensaio clínico contou com 120 voluntários que foram divididos em dois grupos iguais: um deles recebeu 300 ml diários do medicamento, e outro não recebeu, para efeito de comparação. Todos os profissionais de saúde no estudo passaram, porém, pelo tratamento padrão contra o “burnout”, que incluiu apoio de psiquiatras e exercício físico de baixo impacto.

O canabidiol, também conhecido pela sigla CBD, é extraído da planta da maconha na forma de um óleo. Diferentemente do THC, o canabidiol não tem efeito psicoativo forte e não provoca o “barato” típico da maconha. O composto vem sendo testado contra diferentes tipos de problemas neurológicos e vem obtendo bons resultados, particularmente contra sintomas da epilepsia.

Efeitos colaterais

Apesar do sucesso do ensaio clínico, os autores do estudo relatam que uma parte não desprezível dos pacientes, cinco deles, manifestaram efeitos colaterais pelo uso da substância. Os casos porém, foram manejados, e em três deles o problema foi controlado. Em dois pacientes os médicos optaram por descontinuar o uso do canabidiol (um deles teve problemas no fígado, outro teve reações fortes na pele).

“Neste estudo, a terapia com canabidiol reduziu os sintomas de ‘burnout’ e de exaustão emocional entre profissionais de saúde trabalhando com pacientes durante a pandemia de Covid-19. Contudo, é necessário equilibrar os benefícios da terapia de canabidiol com potenciais efeitos colaterais indesejados”, escreveram Crippa e seus colegas em artigo que divulgou os resultados da pesquisa, na revista JAMA Open Network, da Associação Médica Americana.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: